Quer dicas para vender mais? Com o avanço das vendas onlines de diversos produtos, tornou-se um desafio atrair clientes até as lojas. Quando o cliente por fim chega ao seu estabelecimento, é preciso mostrar que aquele é o ambiente ideal para ele realizar as compras: mas como?
A gestão correta do seu negócio está em analisar a situação de compra do seu freguês. É por isso que ao seguir lendo, você vai encontrar uma série de dicas para vender mais e melhor. Venha conferir!
1 – Esteja bem localizado
Você irá receber poucas visitas se o seu estabelecimento não for bem localizado. Ou seja, pense em instalar seu negócio em um espaço da cidade onde pessoas que precisam do seu produto costumam passar.
Um exemplo de quem pensou nisso, são os vendedores de guloseimas que estão sempre presentes em praças ou os vendedores de água que estão estrategicamente posicionados nas paradas de ônibus. Do mesmo modo, também podemos observar as farmácias, que estão em maior quantidade nas saídas de clínicas de saúde e também hospitais. Conseguiu entender a lógica de demanda?
Busque lugares que:
- Tenham fácil acesso por meio de transporte público;
- Tenha um bom fluxo de pessoas diariamente;
- Esteja localizado em uma zona comercial;
- Não seja perigoso para seu consumidor acessar;
- Tenha táxis nas proximidades.
2 – Tenha uma loja organizada
Não seja aquela loja em que o consumidor entra e não consegue se encontrar. Cada vez mais surge o estilo de atendimento auto gerenciável, onde o próprio consumidor passeia pelo estabelecimento em busca de seus produtos.
Contudo, tenha um ambiente organizado por setores. Se sua loja for de eletrodomésticos, divida-a por exemplo, por setores da casa.
Esta lógica é entendível automaticamente por seus clientes, que se sentiram mais confortáveis para realizar a pesquisa de valores e menos pressionados a terem alguém do lado tentando “vender o produto”.
Nos tempos atuais, uma pessoa vai as compras já entendendo o que precisa. Esta tendência se aplica ainda mais no caso de produtos duráveis, como geladeiras, microondas, ares-condicionados e eletroportáteis. Enfim, dê espaço ao seu cliente, proporcione um ambiente organizado e colha os frutos deste modelo posteriormente.
3 – Evite interferências desagradáveis
Música alta, cheiros ruins e pouco espaço físico são os três principais motivos que fazem o consumidor analisar se vai ou não entrar na sua loja nos poucos segundos que para na frente dela.
Cuide com carinho para que a estrutura do seu negócio possa oferecer ao cliente um ambiente livre de interferências desagradáveis que podem tirar do primeiro plano a intensão de compra. Sempre:
- Tenha uma música calma no fundo da loja;
- Não aumente o som do alto falante;
- Tenha o ambiente sempre limpo e cheiroso;
- Espalhe lixeiras pelo ambiente para evitar sujeiras;
- Tenha disponível um banheiro para clientes;
- É interessante ter água disponível – pense em ter um bebedouro.
4 – Climatize o espaço
Com o calor, fica quase impossível conseguir estar em um espaço com temperaturas elevadas demais. Um ambiente bem climatizado permite que seus potenciais clientes façam suas compras de forma tranquila e sem dúvida, atraem pessoas para dentro da sua loja.
Existem diversas opções de ares-condicionados para ambientes comerciais, mas todos precisam ter uma boa potência e capacidade de BTUS para conseguir entregar o tão desejado espaço climatizado. Veja aqui como fazer o cálculo da potência que você precisa.
Para um espaço comercial, pensem em adicionar nas portas da frente cortinas de ar que podem ajudar a manter a climatização do ambiente, deixando o ar quente de fora longe do ambiente interno.
Enfim, agora você tem uma visão geral de como proporcionar ao seu cliente uma experiência de compra mais satisfatória. Cuide do marketing sensorial e prepare-se para ter uma loja cada vez mais cheia.
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