Normalmente associado à ideia de calor, o aparelho de ar-condicionado costuma ser bastante procurado pelas pessoas em épocas quentes. Contudo, o que muitas ainda não sabem, hoje em dia, é que mesmo no inverno esse tipo de equipamento pode ser muito útil.
Dependendo do modelo, existem várias possibilidades de não só refrescar, como também esquentar com ele. Capaz de regular a temperatura ideal para o ambiente e inclusive ajudar a melhorar a qualidade do ar e ser benéfico à saúde em alguns casos, o ar-condicionado pode funcionar para fugir do tempo gelado também.
Dormir e trabalhar, por exemplo, em ambientes muito frios pode ser extremamente desconfortável, causar propensão a resfriados e até mesmo afetar a produtividade (ou a qualidade do sono, no primeiro caso).
Por isso tanto em casa quanto em pequenos ambientes, como escritórios, ter um ar-condicionado pode ser útil independente da estação. Uma das opções para isso pode ser um split inverno. Normalmente associado à ideia de calor, o aparelho de ar-condicionado costuma ser bastante procurado pelas pessoas em épocas quentes.
Por isso, chegou o frio e você acha que vai ficar um bom tempo com o ar-condicionado desligado? Veja a seguir dicas úteis para aproveitar o seu aparelho no inverno inclusive:
Algumas preocupações – Mitos ou verdades?
Ar-condicionado no frio faz mal
As pessoas têm tendência a pensar que o ar-condicionado no frio pode fazer mal, favorecer resfriados ou algo do tipo.
Na verdade, isso não é bem assim. O ar-condicionado em si não faz mal, desde que esteja com os filtros limpos e com a temperatura adequada.
No entanto, pode ser sempre aconselhado evitar “choques de temperatura”. Ou seja, após passar um período em ambiente mais ameno entrar direto em um ambiente mais frio sem a devida proteção (roupas adequadas, por exemplo).
No mais, o aparelho de ar-condicionado permitirá até que se obtenha melhor qualidade do ar, o que, consequentemente, ajuda na saúde.
Vai gastar mais energia
Não necessariamente. Aliás, o gasto de energia está mais relacionado ao tipo de aparelho e tempo que permanece ligado.Os aparelhos mais modernos permitem um oscilar menor de temperatura enquanto estão funcionando, o que evita que o compressor reinicie o trabalho muitas vezes, gerando economia em comparação aos outros.
Vale mais a pena comprar um aquecedor
Depende: são produtos diferentes. Um aquecedor também pode ser muito útil e mais em conta, mas ele só vai funcionar no frio.O ar-condicionado oferecerá a possibilidade de trabalhar em ambas as estações. Além disso, não vai requerer outros produtos, como um umidificador, por exemplo, para balancear a umidade do ar.
Tudo vai da expectativa do consumidor e das possibilidades que ele tem de utilizar cada produto conforme sua necessidade.
Considere investir em um Split Inverter
Por fim, para tentar “driblar” o frio e ainda ter um aparelho que, quando começar o calor mais para o final do ano, consiga oferecer “versatilidade”, aposte no modelo Split Inverter
Caso ainda não tenha um equipamento capaz de realizar as duas funções, é possível apostar na tecnologia mais recente.
Nós, por exemplo, tem aparelhos de ar-condicionado do tipo Split Inverter, que possibilitam maior conforto, economia e não oscilação de temperatura, podendo ser muito útil para que você consiga condicionar melhor o ambiente e diminuir também a sensação de frio nos dias mais gelados, por meio do ajuste ideal.
E então, você já sabia de todas essas possibilidades com o seu split para o inverno? Compartilhe sua experiência ou dúvidas conosco e obtenha ajuda da Brag Ar.
Comentários recentes